TOXINA BOTULÍNICA TIPO A: AÇÕES FARMACOLÓGICAS E USO NA ESTÉTICA FACIAL

PHARMACOLOGICAL ACTIONS AND USE IN FACIAL AESTHETICS

Autores

  • Eduarda Pautz CAMPOS Faculdade Morgana Potrich -FAMP
  • Camila Vicente de MIRANDA Farmacêutica. Especialista em Análises Clínicas com ênfase em Microbiologia pela Faculdade Unidas do Vale do Araguaia, Barra do Garças - MT. Docente na Faculdade Morgana Potrich - FAMP, Mineiros - GO, Brasil.

Palavras-chave:

Toxina botulínica. Clostridium botulinum. Botox. Rejuvenescimento facial. Farmacêutico estético.

Resumo

A toxina botulínica é produzida por uma bactéria anaeróbica Gram positiva, denominada Clostridium botulinum, a qual produz sete sorotipos diferentes, em que apenas os tipos A e B são utilizados comercialmente, porém, o sorotipo A tem maior uso em tratamentos estéticos. Dessa forma, este trabalho apresenta-se como principal objetivo, a descrição das propriedades Farmacológicas e Aplicações Clínicas da toxina botulínica, por meio de uma revisão de literatura de caráter descritivo. Por se tratar de um tema muito abordado na área estética, justifica-se o interesse de retratar sobre a toxina botulínica do tipo A em procedimentos estéticos, compreendendo suas indicações e contraindicações, esclarecendo os efeitos adversos e suas complicações, quando não utilizada de forma correta. Seu mecanismo de ação se desenvolve por meio da inibição da acetilcolina, bloqueando os impulsos nervosos que agem na contração muscular. Devido à multifuncionalidade e ao mecanismo de ação específico, tornando-se uma alternativa no uso terapêutico quanto no estético, pois contém como recursos tratamentos de algumas patologias e prevenção de rugas, cuja indicação estética está voltada para atender os padrões de beleza, valores sociais e cultural humano. Levando em consideração a sua técnica minimamente invasiva e não cirúrgica, apresenta-se, assim, uma maior procura por este procedimento, por apresentar uma segurança e eficácia comprovada desde que seja aplicada por profissionais aptos. Por isso, é de extrema importância contar com um profissional competente que tenha todos os cuidados essenciais como avaliação clínica individual para melhor determinação da dose adequada para local de aplicação e diluição correta do produto, ocasionando um tratamento garantido e eficiente.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-03-10

Como Citar

CAMPOS, E. P., & MIRANDA, C. V. de . (2021). TOXINA BOTULÍNICA TIPO A: AÇÕES FARMACOLÓGICAS E USO NA ESTÉTICA FACIAL: PHARMACOLOGICAL ACTIONS AND USE IN FACIAL AESTHETICS. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 9(1). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/167