Ostentation generation: analysis of interactions between social contingencies and the consumer´s behavior
Keywords:
Ostentation, Consumer’s Behavior, Social BehaviorAbstract
No Brasil, a prática de ostentar da classe C, iniciou-se via modificações nas contingências sociais que ocorreram na última década. Ostentar não se restringe a acentuar a discrepância entre classes sociais, é antes ressaltar a trajetória econômica e social ascendente. Atualmente a ostentação tem sido um instrumento de afirmação, de busca por ocupar lugares e posições até então não destinados aos garotos da periferia. Este estudo tem como objetivo analisar a interação entre as contingências sociais e o comportamento do consumidor, operacionalizar o termo ostentação, identificar as contingências sociais que influenciam o comportamento do consumidor, identificar os padrões comportamentais da classe C, compreender a aquisição e manutenção do comportamento de ostentar. Trata - se de um estudo de revisão de literatura procedeu-se a um criterioso levantamento bibliográfico na literatura científica. O Behavior Perspective Model (BPM) fornece um esquema de compreensão que envolve todas as variáveis que circundam o comportamento do consumidor. O comportamento do consumidor é resultado da interação do histórico de aprendizagem do indivíduo com o cenário de consumo atual. Dessa forma, o comportamento é determinado à medida em que as experiências anteriores se relacionam com a possibilidade de se engajar em novas oportunidades de consumo, há maior probabilidade dos consumidores adotarem comportamentos que conduzam aos reforçadores com maiores magnitudes, as contingências reforçadoras sociais, selecionam e mantém o comportamento do consumidor, geralmente quanto mais reforços sociais receberem maior probabilidade de consumir e ostentar produtos de luxo.