RASTREIO PARA CÂNCER DE MAMA: AFINAL, QUAL IDADE INICIAR?

Autores

  • Victoria Caroliny Silva Sena Acadêmicas do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-Goiás, Brasil.
  • Idiany Candida Cunha Acadêmicas do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-Goiás, Brasil.
  • Ana Luisa Caselli Acadêmicas do curso de Medicina da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros-Goiás, Brasil.
  • Aline Macedo La Ruina Doering Professoras Especialistas no curso de medicina, Faculdade Morgana Potrich – Mineiros/GO.
  • Ana Cecília Ferreira Monteiro Professoras Especialistas no curso de medicina, Faculdade Morgana Potrich – Mineiros/GO.
  • Raquel Rocha Machado Professoras Especialistas no curso de medicina, Faculdade Morgana Potrich – Mineiros/GO.
  • Camila Lopes de Oliveira Professoras Especialistas no curso de medicina, Faculdade Morgana Potrich – Mineiros/GO.

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.416

Palavras-chave:

Câncer de Mama; Rastreio do Câncer de Mama; Diagnóstico do Câncer de Mama.

Resumo

Introdução: O câncer de mama é a segunda neoplasia mais comum nas mulheres, após o de pele não melanoma. A taxa de mortalidade é ainda elevada, com alta incidência de óbitos decorrentes da doença. Para reduzir esses números, a estratégia permanece sendo o diagnóstico precoce. O rastreamento visa a detectar pequenos tumores em mulheres assintomáticas com o objetivo primário de reduzir a mortalidade pela doença. Objetivo: Verificar as indicações da melhor faixa etária para início do rastreio para o câncer de mama que possibilite maior número de diagnósticos precoces desta doença antes que possa provocar sintomas ou se apresentar de forma avançada, possibilitando tratamento eficaz. Metodologia: A presente pesquisa trata-se de um estudo exploratório, descritivo feito através de levantamento bibliográfico, baseado nas bases de dados Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e Bireme (Biblioteca Virtual em Saúde). Foram incluídos neste estudo, os artigos que contemplaram o tema Rastreio para câncer de mama e que estavam relacionados aos objetivos deste resumo. Os estudos permitiram formular ideias norteadoras sobre a importância do rastreamento e as idades de destaque em que devem ser realizados. Desenvolvimento: O trabalho realizado no Reino Unido comparou o efeito do rastreio mamográfico anual iniciados a partir dos 40 anos e a partir de 50 anos de idade onde observaram uma redução de 25% da mortalidade por câncer de mama com 10 anos iniciais de seguimento. Já após esse período inicial não houve diferença significativa na mortalidade. Estudos anteriores e meta-análises avaliavam que a redução de mortalidade era da ordem de 13-16% para o grupo que iniciou precocemente o rastreamento. Desta maneira a Sociedade Brasileira de Mastologia e a Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia recomendam o rastreamento a partir dos 40 anos. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam que a mamografia seja realizada a partir dos 50 anos. A redução da mortalidade nos últimos 40 anos foi comprovada com estudos controlados randomizados entre mulheres que tiveram a adesão ao rastreamento mamográfico, no qual se pôde observar uma detecção precoce do tumor. Considerações Finais: As diversas sociedades especializadas diferem da OMS e do MS quanto às recomendações para o início do rastreamento para o câncer de mama provavelmente por se direcionarem por estudos que avaliam populações e condições distintas. Entretanto, todos são unânimes sobre os benefícios do rastreamento para a detecção precoce da doença, podendo ser oferecido às pacientes tratamentos efetivos, que podem levar à cura.

Referências

BRITISH MEDICAL JOURNAL (New england). Canadian national breast screening study. Câncer de mama: Diagnóstico precoce. Câncer de mama , New England, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Rastreamento. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2010. (Série A: Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Primária, n. 29).

MIGOWSKI, A. et al. Diretrizes para detecção precoce do câncer de mama no Brasil. II – Novas recomendações nacionais, principais evidências e controvérsias. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 6, p. e00074817, 2018b. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-311X00074817.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Sena, V. C. S. ., Cunha, I. C. ., Caselli, A. L. ., Doering, A. M. L. R., Monteiro, A. C. F. ., Machado, R. R. ., & Oliveira, C. L. de . (2022). RASTREIO PARA CÂNCER DE MAMA: AFINAL, QUAL IDADE INICIAR?. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 12(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.416

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)