A SAÚDE NEONATAL FRENTE À SÍNDROME HIPÓXICO ISQUÊMICA: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Jossiana da Silva Colégio técnico SEG/ Gandhi
  • Priscila Kurz de Assumpção Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Santa Maria, RS, Brasil.
  • Cristina Medianeira Gomes Torres Hospital Bruno Born, Lajeado, RS, Brasil
  • Caren Franciele Coelho Dias Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria (HUSM), RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.293

Palavras-chave:

Enfermagem, Asfixia neonatal, Recém-nascido, Cuidado perinatal

Resumo

Uma assistência de qualidade é importante para reduzir a mortalidade infantil, dessa forma é necessário estabelecer uma qualidade na assistência tanto das gestantes quanto dos RNs. Este estudo objetivou identificar na literatura cientifica nacional de enfermagem o que vem sendo abordado a respeito da saúde neonatal frente à síndrome hipóxico isquêmica. Trata-se de uma revisão narrativa da literatura. A busca dos dados ocorreu no período de março a abril de 2019, na qual foram realizados por meio da base de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências de Saúde e a Base de dados da Enfermagem via Biblioteca Virtual em Saúde utilizando como critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra e online, gratuitos, no idioma português, com o recorte temporal de 2003 a 2019. Excluiu-se os estudos que não respondem à pergunta da pesquisa. Para seleção dos artigos, foram utilizadas as palavras combinados com operadores booleanos: “Enfermagem” AND “Asfixia Neonatal” AND “Hipóxico-isquêmica Encefálica”, resultando inicialmente em 178 estudos, após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão compuseram o corpus da pesquisa seis artigos. A partir da análise dos estudos foi descrita duas categorias: Cuidado da equipe multiprofissional para a prevenção de Síndrome Hipóxia Isquêmica, onde foram abordados o cuidado prestado a mulher e ao recém-nascido pela equipe multiprofissional e Enfermagem e a saúde materno-neonatal frente a Síndrome Hipóxia Isquêmica, abordando as vivências de mulheres diante do cuidado de enfermagem materno- neonatal. Após a realização desse estudo, entendeu-se a sua relevância e como é importante haver mais pesquisas voltadas a síndrome hipóxia-isquêmica para uma a qualidade da assistência.

Biografia do Autor

Priscila Kurz de Assumpção, Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Santa Maria, RS, Brasil.

Enfermeira, Mestre em Pediatria e Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC), RS, Brasil.

Cristina Medianeira Gomes Torres, Hospital Bruno Born, Lajeado, RS, Brasil

Enfermeira pela Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Santa Maria, RS, Brasil.

Caren Franciele Coelho Dias , Hospital Universitário de Santa Maria, Santa Maria (HUSM), RS, Brasil.

Enfermeira, Mestre em enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-10-08

Como Citar

da Silva, J., Kurz de Assumpção, P., Gomes Torres, C. M. ., & Coelho Dias , C. F. . (2021). A SAÚDE NEONATAL FRENTE À SÍNDROME HIPÓXICO ISQUÊMICA: REVISÃO DE LITERATURA. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 10(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.293