AVALIÇÃO DA SATISFAÇÃO DO USUÁRIO COM OS SERVIÇOS PRESTADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • SÁVIO MESQUITA COSTA
  • BRUNO MARTIN LEAL
  • ÉRICA ALVES SEVERINO
  • DÉBORAH SUZANE SILVEIRA XAVIER

Palavras-chave:

Avaliação da APS, Satisfação do usuário, Satisfação na APS

Resumo

Este trabalho consistiu em uma revisão de literatura do tipo narrativa, cujo objetivo foi analisar a realidade nacional, em relação à satisfação do usuário com os serviços prestados pela Atenção Primária de Saúde (APS). Assim, foi feita uma análise bibliográfica em periódicos, dissertações e teses publicados no intervalo de 2001-2018, obtidos nos bancos de dados Scientific Eletronic Library (SCIELO), Google Scholar e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). Os estudos demonstraram que, de modo geral, os usuários da APS estão satisfeitos com os atendimentos prestados, porém, há aspectos nos serviços de saúde que geram insatisfação no utente do atendimento. Vale ressaltar que, além das características do sistema, a realidade do usuário, seja ela física ou psíquica, influencia diretamente nos resultados da avaliação. Outro ponto evidenciado, refere-se aos poucos trabalhos sobre o tema, publicados atualmente.

Arquivos adicionais

Publicado

2020-10-06

Como Citar

COSTA, S. M. ., LEAL, B. M. ., SEVERINO, ÉRICA A. ., & XAVIER, D. S. S. (2020). AVALIÇÃO DA SATISFAÇÃO DO USUÁRIO COM OS SERVIÇOS PRESTADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 6(2). ecuperado de http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/article/view/79