AVALIÇÃO DA SATISFAÇÃO DO USUÁRIO COM OS SERVIÇOS PRESTADOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
Avaliação da APS, Satisfação do usuário, Satisfação na APSResumo
Este trabalho consistiu em uma revisão de literatura do tipo narrativa, cujo objetivo foi analisar a realidade nacional, em relação à satisfação do usuário com os serviços prestados pela Atenção Primária de Saúde (APS). Assim, foi feita uma análise bibliográfica em periódicos, dissertações e teses publicados no intervalo de 2001-2018, obtidos nos bancos de dados Scientific Eletronic Library (SCIELO), Google Scholar e Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME). Os estudos demonstraram que, de modo geral, os usuários da APS estão satisfeitos com os atendimentos prestados, porém, há aspectos nos serviços de saúde que geram insatisfação no utente do atendimento. Vale ressaltar que, além das características do sistema, a realidade do usuário, seja ela física ou psíquica, influencia diretamente nos resultados da avaliação. Outro ponto evidenciado, refere-se aos poucos trabalhos sobre o tema, publicados atualmente.