O EFEITO DA ELETROESTIMULAÇÃO ASSOCIADO A EXERCÍCIOS DE FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA ABDOMINAL PARA GANHO DE EQUILÍBRIO: Relato de Caso
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v14i1.618Palavras-chave:
fisioterapia; eletroestimulação; tetraplegia; fortalecimentoResumo
A lesão medular é um dano neurológico, onde acomete a medula espinhal e causam limitações nas funções motoras e sensitivas, o nível do trauma raquimedular (TRM) pode ser considerado total ou parcial de acordo com o seguimento cervical. A tetraplegia consiste em completa e incompleta, onde pode ou não obter resposta sensitiva ou motora abaixo do nível da lesão comprometida. OBJETIVO: Elaborar um protocolo de tratamento fisioterapêutico, em um paciente com Lesão Medular nível C5, C7e C7, tetraplégico funcional com adaptações, através de exercícios de fortalecimento na musculatura abdominal e estimulação elétrica funcional (FES). Tendo como dificuldade em equilíbrio de tronco e postura. MÉTODO: Foram utilizados para este relato de caso foram adquiridos por uma avaliação por meio das bases de dados:“Google Acadêmico” e “ PUBMED”. O atendimento proposto para o paciente foram exercícios terapêuticos ativos assistidos, usando matérias de auxílio na execução dos exercícios nas posições sentado sem apoio e deitado em decúbito dorsal. Subindo gradativamente a dificuldade de acordo que o equilíbrio do mesmo fosse se adaptando ao exercício, como: pesos de 5 kg para 7 kg sobre o bastão, e olhos vendados. RESULTADO: Obtemos poucos artigos relacionados à eletroestimulação com ênfase em fortalecimento de tronco para equilíbrio. CONCLUSÃO: Conclui-se que diante deste estudo, a estimulação elétrica funcional FES associado com exercícios de fortalecimento muscular abdominal é eficaz para manter a capacidade funcional e estrutural do paciente com tetraplegia
Referências
-DE SOUSA, Samer Augusto et al. A Eficácia da Eletroestimulação Funcional Associada à Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva em um Paciente com Lesão Medular. Ensaios e Ciência C Biológicas Agrárias e da Saúde, v. 22, n. 1, p. 17-21, 2018.
-ROCHA, A. S. et al. PERFIL FUNCIONAL DAS SEQUELAS DE LESÃO MEDULAR NAS DIFERENTES ETIOLOGIAS.2021.
-DE OLIVEIRA¹, Wallas Bomfim; PEREIRA, Vera Adelaide Fonseca. VERIFICAR A EFICÁCIA DA FISIOTERAPIA NA LESÃO MEDULAR–UM ESTUDO DE CASO. DOS SANTOS, Raulcilaine Érica et al. Relato de caso de paciente com tetraplegia incompleta e seu processo de reabilitação. ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION, v. 10, n. 3, p. 505-508, 2021.
-ANDRADE, M.; GONÇALVES, SOFIA. Lesão medular traumática: recuperação neurológica e funcional. Acta medica portuguesa, p. 401-406, 2007.
-SOUSA, Natacha Fernandes de. O respeito pela autonomia da pessoa com tetraplegia completa em reabilitação pelos profissionais de saúde. 2017. Tese de Doutorado
-PETRY, Gabriela; DIETTRICH, Tiane Luana; BONAMIGO, Elenita Costa Beber. ATENDIMENTO FISIOTERAPÊUTICO EM PACIENTE COM LESÃO MEDULAR:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Salão do Conhecimento, v. 7, n. 7, 2021.
-MACÊDO, Raquel Barbosa dos Passos. Programa de treinamento contínuo combinado com exercício resistido e seus efeitos sobre a capacidade física de adultos com lesão medular. 2020.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.