ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA MELHORA DO CONTROLE POSTURAL E PADRÃO DE MARCHA DO INDIVÍDUO ACOMETIDO PELA DOENÇA DE PARKINSON – RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v14i1.603Palavras-chave:
Doença de Parkinson, fisioterapia, tratamento.Resumo
INTRODUÇÃO: A doença de Parkinson (DP) é uma afecção crônica e progressiva do sistema nervoso com sintomas cardinais de rigidez, bradicinesia, tremor em repouso e instabilidade postural. Ocorre devido a fatores ambientais e genéticos e é considerada a segunda patologia neurodegenerativa mais frequente em indivíduos idosos. A fisioterapia visa minimizar os problemas motores, ajudar o paciente a manter sua independência para realizar as atividades de vida diária e melhorar sua qualidade de vida. OBJETIVOS: descrever a experiência acadêmica no estágio de Neurologia I na clínica escola de fisioterapia FAMP, através de um protocolo de tratamento fisioterapêutico com métodos de reabilitação da marcha e do controle postural com um paciente diagnosticado com DP. MÉTODOS: Foi realizada avaliação do paciente através de ficha padrão do estágio e traçados objetivos e condutas. A intervenção contou com treino de marcha, equilíbrio fortalecimento muscular e controle postural. Foram realizadas 25 intervenções, duas vezes na semana e com duração de 50 minutos cada. RESULTADOS: Após a intervenção fisioterapêutica foi possível identificar melhora da postura, marcha e equilíbrio do paciente. CONCLUSÃO: Foi possível concluir ao final desse trabalho que a fisioterapia é um recurso de extrema importância para o paciente com Doença de Parkinson, visto que as intervenções fisioterapêuticas irão visar controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente
Referências
-Campos, Priscila Sales de. "Avaliação da excursão diafragmática em um modelo experimental da doença de Parkinson." (2014).
-Silva, Ana Beatriz Gomes, et al. "Doença de Parkinson: revisão de literatura." Brazilian Journal of Development 7.5 (2021): 47677-47698.
-CHEN, Janini, et al. "Efeitos de um treinamento de resistência muscular no controle postural em indivíduos com doença de Parkinson: um estudo aleatorizado controlado." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 79 (2021): 511-520.
-Teixeira, Manoel Jacobsen, and Erich Talammoni Fonoff. "Tratamento cirúrgico da doença de Parkinson." Revista de Medicina 83.1-2 (2004): 1-16.
-Silva, Luane Moraes. "Relação entre os distúrbios do sono no equilíbrio, destreza manual, mobilidade e qualidade de vida em indivíduos com Doença de Parkinson." (2021).
-Silva, Fabiana Araújo. "Dinâmica temporal da ação da medicação dopaminérgica na locomoção e no controle postural em pessoas com doença de Parkinson." (2019).
-Lima, Kamilla Palheta de, et al. "Impacto do treino resistido na correlação do equilíbrio e controle postural em parkinsonianos: uma revisão sistemática." Revista InterAção (2021).
-Moretto, Gabriel Felipe. "Tarefa postural prolongada na doença de Parkinson: efeito agudo e do treinamento aeróbio." (2020).
-Leopoldino, Gabriela. "Equilíbrio na atividade de iniciação da marcha em diferentes estágios da Doença de Parkinson." (2019).
-Dias, Natalia Pesce, et al. "Treino de marcha com pistas visuais no paciente com doença de Parkinson." Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement) 18.4 (2005).
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.