ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA MELHORA DO CONTROLE POSTURAL E PADRÃO DE MARCHA DO INDIVÍDUO ACOMETIDO PELA DOENÇA DE PARKINSON – RELATO DE CASO

Autores

  • Francieli Santos
  • Doris de Souza
  • Karine Ribeiro Silva
  • Geovana Valadão Borges Fusco
  • Estefanny Santos Gomes
  • Gustavo Carrijo Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v14i1.603

Palavras-chave:

Doença de Parkinson, fisioterapia, tratamento.

Resumo

INTRODUÇÃO: A doença de Parkinson (DP) é uma afecção crônica e progressiva do sistema nervoso com sintomas cardinais de rigidez, bradicinesia, tremor em repouso e instabilidade postural. Ocorre devido a fatores ambientais e genéticos e é considerada a segunda patologia neurodegenerativa mais frequente em indivíduos idosos. A fisioterapia visa minimizar os problemas motores, ajudar o paciente a manter sua independência para realizar as atividades de vida diária e melhorar sua qualidade de vida. OBJETIVOS: descrever a experiência acadêmica no estágio de Neurologia I na clínica escola de fisioterapia FAMP, através de um protocolo de tratamento fisioterapêutico com métodos de reabilitação da marcha e do controle postural com um paciente diagnosticado com DP. MÉTODOS: Foi realizada avaliação do paciente através de ficha padrão do estágio e traçados objetivos e condutas. A intervenção contou com treino de marcha, equilíbrio fortalecimento muscular e controle postural. Foram realizadas 25 intervenções, duas vezes na semana e com duração de 50 minutos cada. RESULTADOS: Após a intervenção fisioterapêutica foi possível identificar melhora da postura, marcha e equilíbrio do paciente. CONCLUSÃO: Foi possível concluir ao final desse trabalho que a fisioterapia é um recurso de extrema importância para o paciente com Doença de Parkinson, visto que as intervenções fisioterapêuticas irão visar controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida do paciente

Referências

-Campos, Priscila Sales de. "Avaliação da excursão diafragmática em um modelo experimental da doença de Parkinson." (2014).

-Silva, Ana Beatriz Gomes, et al. "Doença de Parkinson: revisão de literatura." Brazilian Journal of Development 7.5 (2021): 47677-47698.

-CHEN, Janini, et al. "Efeitos de um treinamento de resistência muscular no controle postural em indivíduos com doença de Parkinson: um estudo aleatorizado controlado." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 79 (2021): 511-520.

-Teixeira, Manoel Jacobsen, and Erich Talammoni Fonoff. "Tratamento cirúrgico da doença de Parkinson." Revista de Medicina 83.1-2 (2004): 1-16.

-Silva, Luane Moraes. "Relação entre os distúrbios do sono no equilíbrio, destreza manual, mobilidade e qualidade de vida em indivíduos com Doença de Parkinson." (2021).

-Silva, Fabiana Araújo. "Dinâmica temporal da ação da medicação dopaminérgica na locomoção e no controle postural em pessoas com doença de Parkinson." (2019).

-Lima, Kamilla Palheta de, et al. "Impacto do treino resistido na correlação do equilíbrio e controle postural em parkinsonianos: uma revisão sistemática." Revista InterAção (2021).

-Moretto, Gabriel Felipe. "Tarefa postural prolongada na doença de Parkinson: efeito agudo e do treinamento aeróbio." (2020).

-Leopoldino, Gabriela. "Equilíbrio na atividade de iniciação da marcha em diferentes estágios da Doença de Parkinson." (2019).

-Dias, Natalia Pesce, et al. "Treino de marcha com pistas visuais no paciente com doença de Parkinson." Fisioterapia em Movimento (Physical Therapy in Movement) 18.4 (2005).

Arquivos adicionais

Publicado

2023-03-28

Como Citar

Santos , F. ., de Souza, D., Ribeiro Silva, K. ., Valadão Borges Fusco, G. ., Santos Gomes, E., & Carrijo Barbosa, G. (2023). ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NA MELHORA DO CONTROLE POSTURAL E PADRÃO DE MARCHA DO INDIVÍDUO ACOMETIDO PELA DOENÇA DE PARKINSON – RELATO DE CASO . EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 14(1). https://doi.org/10.53740/rsm.v14i1.603

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>