O BENEFÍCIO DA REABILITAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA UTILIZANDO A TÉCNICA DA TERAPIA POR CONTENSÃO INDUZIDA A ELETROESTIMULAÇÃO MUSCULAR E BANDAGEM FUNCIONAL EM PACIENTE PÓS-ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO: RELATO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v12i2.586Palavras-chave:
Acidente vascular Cerebral, Reabilitação, Terapia por Contensão Induzida, Estimulação Elétrica, kinesio Taping.Resumo
Acidente Vascular Cerebral é uma interrupção do fluxo sanguíneo para o encéfalo ocasionando danos na função neurológica. A técnica por contensão induzida tem como objetivo estimular a função motora. A eletroestimulação funcional (FES) tem como função proporcionar a estimulação para a recuperação da funcionalidade motora promovendo aumento da força muscular. A fita Kinesio Taping auxilia para melhorar o movimento atuando e estimulando na mobilidade do musculo. Objetivo: Descrever o benefício da reabilitação fisioterapêutica utilizando a técnica da terapia por contensão induzida a eletroestimulação muscular e kinesio taping em paciente pós-acidente vascular encefálico. Método: Trata-se de um estudo de caso, realizado a partir da avaliação fisioterapêutica, em que foi elaborado um protocolo de intervenção de indivíduo submetido à 10 sessões de fisioterapia com duração de 60 minutos, utilizando Kinesio Taping, Eletroestimulação FES, exercícios ativos para aumento de força e amplitude de movimento com terapia por contensão induzida na frente do espelho para correção postural. Resultados: Foi observado aumento de amplitude de movimento dos membros inferiores, melhora na coordenação motora fina, melhora na execução do movimento de punho e dedos, melhora na reeducação da motricidade dos músculos da hemiface direita. Conclusão: através dos resultados apresentados foi possível concluir que o tratamento fisioterapêutico por Terapia de Contensão Induzida, Kinesio Taping® e Eletroestimulação são benéficos para a reabilitação de pacientes com AVC.
Referências
APOLINARIO, E. S; SANTOS, E. F. S; CARNEIRO, J. N. P; FERNANDES, C. D. M; SOUZA, R. A. S. Kinesio Taping como auxiliar na recuperação de pacientes pós-AVC no membro superior paretico. Juazeiro do Norte – CE, 24 de fevereiro 2015.
BARRETO, S. R; MOURÃO, A. M, CHAVES, T. S; VICENTE, L. C. C. O uso da Kinesio Taping no tratamento da paralisia facial pós-acidente vascular cerebral fase Aguda. Belo Horizonte – MG, Junho 2021.
NETO, V. V; VICENTE, E; Terapia de Contensão Induzida em um paciente com Acidente Vascular Encefálico. Criciúma – SC, Fevereiro 2021.
SILVA, F. J. S; MENEZES, M. I. N; SILVA, M. L. S; ALVES, V. P. Tratamento fisioterapeutico com o uso da eletroestimulação funcional e facilitação neuromuscular proprioceptiva em pacientes com sequelas de AVC. Juazeiro do Norte – CE, Fevereiro 2021.
SILVA, F. P. P; GONÇALVES, S. P; SILVA, S. B; RIOS, D. F. C. R; SILVA, A. T.Terapia de Contensao Induzida Associada a Eletroestimulação Funcional na Paresia de Membro Superior. Pouso Alegre – MG, 09 de Agosto de 2011.
SILVA, R. F; LIMA, R. D. A importância da fisioterapia precoce na recuperação do controle motor após avc. Bragança Paulista – SP, 2016.
SIQUEIRA, A. O; BARBOSA, R. F. M. Terapia por Contensao Induzida e Treino Mental na Função de Membro Superior Pós-AVC. Santarém – PA, 18 DE Março de 2013.
TONÚS, D; QUEIROZ, L. F. Aplicação da Terapia por contensão induzida com protocolo adaptado para atendimento domiciliar e suas contribuiçoes no quadro motor e na reabilitação de pacientes pós-acidente vascular encefalico. Santa Maria – RS, 2015
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.