TELEATENDIMENTO E TELEMONITORAMENTO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA EM UNIDADE DE ATENDIMENTO AMBULATORIAL DE MÉDIA COMPLEXIDADE
DOI:
https://doi.org/10.53740/rsm.v14i1.482Palavras-chave:
assistência individualizada de saúde, atenção secundária à saúde, assistência ambulatorialResumo
Introdução: Com o advento da pandemia COVID-19, os conselhos de classe tiveram que retomar a discussão sobre atendimentos remotos. O Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária Colônia Santa Marta (HDS) implantou o serviço de teleatendimento para dar suporte aos pacientes que estavam sendo atendidos presencialmente na unidade. Objetivo: Este trabalho objetivou caracterizar as atividades de teleatendimento realizadas na instituição nos meses de março a novembro de 2020. Método: Trata-se de um estudo analítico transversal, no qual caracterizou os atendimentos realizados de forma remota aos pacientes do HDS no período de março a novembro de 2020. Os teleatendimentos e telemonitoramentos foram realizados via aplicativo whatsapp. Resultados: Os atendimentos da área médica incluíram as especialidades de cardiologia (n= 234), dermatologia (n= 120), endocrinologia (n= 323), geriatria (n= 580), ortopedia e traumatologia (n= 378), psiquiatria (n= 181) e oftalmologia (n= 79). Na área multiprofissional, os atendimentos compreenderam fisioterapia (n= 4167), terapia ocupacional (n= 699), educação física (n= 4603), fonoaudiologia (n= 1859) e psicologia (n= 2516). Conclusão: Os teleatendimentos mantiveram os serviços de saúde funcionantes e permitiram ser uma alternativa eficaz às visitas presenciais de pacientes com necessidades de cuidados de saúde, ajudando a preservar os serviços para aqueles que mais necessitavam de cuidados pessoais.
Referências
Caetano R, Silva AB, Guedes ACCM, Paiva CCN, Ribeiro GR, Santos DL, Silva RM. Desafios e oportunidades para telessaúde em tempos da pandemia pela COVID-19: uma reflexão sobre os espaços e iniciativas no contexto brasileiro. Cad. Saúde Pública 2020; 36(5):e00088920.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) pande-mic. Disponível em: . Acessado em: 20 out. 2020.
Domingues RB, Mantese CE, Aquino ES, Fantini FGMM, Prado GF, Nitrini R. Telemedicine in neurology: current evidence. Arq Neuropsiquiatr 2020,78(12):818-826.
Soares AP, Gregoviski VR. A experiência do teleatendimento em saúde como estratégia de enfrentamento à COVID-19. A COVID-19 em múltiplas perspectivas. Vol III, 1 ed Goiânia: Editora Espaço Acadêmico, 2020, p. 125:139.
GOIÁS. Decreto Nº 9.637, de 17 de março de 2020. Disponível em: <https://legisla.casacivil.go.gov.br/pesquisa_legislacao/103016/decreto-9637>. Acessado em: 27 nov. 2020.
Wen CL. Telemedicina e Telessaúde – um panorama no Brasil. Informática Pública 2008, 10 (2): 07-15.
Koga RCR, Koga JRS. Telemedicina e sua relação com comunicação, tecnologia e convergência. Rev Arquivos Científicos (IMMES) 2020, 3(1):111-116.
Barbosa JRM, Alves JSM, Reis VAS, Figueiredo LMLL, Batista RB, Severino FG. Tele-service as a professional support tool: welcome and emotional listening in pandemic COVID-19. Saúde Coletiva 2021, 11(61):4848-4863.
Agência Nacional de Saúde Suplementar. Nota Técnica no 3/2020/DIRAD-DIDES/DIDES. Disponível em: <http://www.ans.gov.br/images/stories/noticias/pdf/Nota_T%C3%A9cnica_3.pdf>. Acessado em 11 abril 2020.
BRASIL. Lei Nº 13.989, DE 15 de abril de 2020. Disponível em: <https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.989-de-15-de-abril-de-2020-252726328>. Acessado em 20 nov 2021.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP-011/2018, de 11 de maio 2020. Disponível em: <https://site.cfp.org.br/wpcontent/uploads/2018/05/RESOLU%C3%87%C3%83O-N%C2%BA-11-DE-11-DE-MAIO-DE-2018.pdf>. Acessado em: 24 out. 2021.
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução CFP-04/2020, de 26 de março de 2020. Disponível em: <https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-4-2020-dispoe-sobre-regulamentacao-de-servicos-psicologicos-prestados-por-meio-de-tecnologia-da-informacao-e-da-comunicacao-durante-a-pandemia-do-covid-19?origin=instituicao&q=004/2020>. Acessado em: 24 out. 2021.
Alencastro POR, Piovesan JB, Ponte AS. Reflexões acerca da Terapia Ocupacional e o Teleatendimento com o público idoso na Pandemia de COVID-19: um relato de experiência. Revista Kairós-Gerontologia 2020, 23 (Número Temático Especial 28, “COVID-19 e Envelhecimento”), 595-607.
CONSELHO FEDERAL DE FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL. RESOLUÇÃO Nº 516, DE 20 DE MARÇO DE 2020 – COFFITO. Disponível em: <https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15825>. Acessado em 30 nov. 2021.
Candido N, Marcolino A, Santana J, Silva J, Silva M. Atendimentos não presenciais em fisioterapia durante a pandemia por COVID-19: uma reflexão sobre os desafios e oportunidades no contexto brasileiro. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/2101/version/2230>. Acessado em: 30 nov. 2021.
Dimer NA, Goulart BNG. Roteiro Pré, Durante E Pós Teleconsulta Fonoaudiológica – O Que Aprendemos Com a Pandemia Da COVID-19. OSF Preprints, 8 Mar. 2021. Web. Disponível em <https://doi.org/10.31219/osf.io/8ndy3>. Acessado em 30 nov 2021.
Silva JJB, Nascimento ACB. Terapia Ocupacional e Telessaúde em tempos de Covid-19. Rev Interinst Bras Ter Ocup, 4(6):1013-1022, 2020. Doi: 10.47222/2526-3544.rbto36001
CONSELHO FEDERAL DE FONOAUDIOLOGIA. Recomendação CFFa nº 19, de 19 de março de 2020. Disponível em: <https://www.sbfa.org.br/portal2017/themes/2017/noticias/arquivos/arquivos_135.pdf>. Acessado em 24 out. 2021.
Oliveira IC, Vaz DC, Carvalho AFL. Fragilidades e potencialidades do trabalho fonoaudiológico em ambiente virtual em tempo de pandemia de Covid-19 (SARS-CoV-2). Rev Ciênc Méd Biol 2020, 19(4):553-559.
CONSELHO REGIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Resolução n. 087/2020 do CREF14/GO-TO. Disponível em: <https://www.cref14.org.br/portal/noticiaVisualizar.php?id=128>. Acessado em 24 out. 2021.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REVISTA SAÚDE MULTIDISCIPLINAR

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.