SAÚDE BUCAL E IMPLICAÇÕES ODONTOLÓGICAS DE PACIENTES PORTADORES DA DIABETES MELLITUS: REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Gláucia de Almeida Caldeira Acadêmica do Curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros – GO, Brasil.
  • Maria TerezaOliveira Souza Especialista em Periodontia. Docente da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros – GO, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.263

Palavras-chave:

Diabetes mellitus, Manifestações orais, Saúde bucal

Resumo

A Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela não produção da insulina (tipo 1) ou pela incapacidade do corpo de absorvê-la de modo adequado. Pacientes diabéticos com níveis glicêmicos descontrolados são mais suscetíveis a doenças e infecções na cavidade oral. Este estudo trata-se de uma revisão de literatura cujo objetivo é abordar sobre as principais manifestações bucais em pacientes que sofrem de diabetes e a importância do acompanhamento odontológico. A pesquisa mostra que as manifestações da cavidade bucal mais frequentes nos portadores da DM são: xerostomia, hiposalivação, síndrome de ardência bucal, glossodinia, distúrbios da gustação, infecções, ulcerações na mucosa bucal, hipocalcificação do esmalte, perda precoce de dentes, dificuldade de cicatrização, doença periodontal, hálito cetônico e líquen plano, sendo a doença periodontal a mais frequente das queixas. Ainda, mostra a importância da realização de uma anamnese bem conduzida e os cuidados a serem tomados no pré e pós-operatório, uma vez que a diabetes causa dificuldades na cicatrização.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Caldeira, G. de A., & Souza, M. T. . (2021). SAÚDE BUCAL E IMPLICAÇÕES ODONTOLÓGICAS DE PACIENTES PORTADORES DA DIABETES MELLITUS: REVISÃO DE LITERATURA. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 10(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.263