TRACIONAMENTO DE CANINO MANDIBULAR IMPACTADO APÓS CIRURGIA DE ODONTOMA PARA POSTERIOR CORREÇÃO DA MALOCLUSÃO: RELATO DE CASO

Autores

  • Letícya Rezende de Oliveira Acadêmica do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros – GO, Brasil.
  • Rafaella de Paiva Floriano Acadêmica do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros – GO, Brasil.
  • Nathália Vieira Duarte Cirurgiã Dentista - Curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich (FAMP), Mineiros – GO, Brasil.
  • Winícius Arildo Ferreira ARAÚJO Aluno de pós graduação em Estomatologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita filho (UNESP), 14801-903, Araçatuba – SP, Brasil.
  • Marcelo Costa Rodrigues Mestre em Biociência Animal, área de concentração em Nutrição Animal/UFJ.
  • GRACE KELLY MARTINS CARNEIRO FAMP

DOI:

https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.232

Palavras-chave:

Dente Impactado;, Diagnóstico, Odontoma;, Maloclusão.

Resumo

Muitos caninos retidos possuem um folículo pericoronário bem desenvolvidos, que radiograficamente são vistos como uma área radiolúcida ao redor da coroa dental. Acredita-se que tal folículo pode gerar cistos ou tumores odontogênicos. Quando a erupção livre não acontece e o dente não erupciona após exposição cirúrgica, é necessário o auxílio do tracionamento ortodôntico para o seu correto posicionamento na arcada. O objetivo deste estudo foi relatar um caso clínico de tracionamento ortodôntico de um canino inferior incluso devido a presença de um odontoma composto, para posteriormente realizar a correção da maloclusão. O presente trabalho apresenta um caso clínico de uma paciente do sexo feminino de 11 anos de idade, diagnosticada com odontoma que impedia a erupção do canino inferior esquerdo impactado. Foi realizado o acesso cirúrgico para a remoção do odontoma, seguido de colagem de ganchos para o tracionamento ortodôntico ancorado a uma placa rígida.  Após o sucesso no tracionamento do dente impactado, foi planejado o aparelho torno invertido para a correção da mordida cruzada anterior, realizando ativações de ¼ volta a cada 20 dias até o completo descruzamento da arcada. A utilização de aparelhos ortodônticos tanto para tração de dentes impactados como para a correção da maloclusão, apresentam muitos relatos de sucesso na literatura, desde que diagnosticados e tratados precocemente para não agravar o prognóstico do tratamento.

Arquivos adicionais

Publicado

2021-10-08

Como Citar

Oliveira, L. R. de ., Floriano, R. de P. ., Duarte, N. V. ., ARAÚJO, W. A. F. ., Rodrigues, M. C. ., & MARTINS CARNEIRO, G. K. (2021). TRACIONAMENTO DE CANINO MANDIBULAR IMPACTADO APÓS CIRURGIA DE ODONTOMA PARA POSTERIOR CORREÇÃO DA MALOCLUSÃO: RELATO DE CASO. EVISTA SAÚDE ULTIDISCIPLINAR, 10(2). https://doi.org/10.53740/rsm.v10i2.232

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)