Informação para Autores

FONTES DE INDEXAÇÃO – Revista Saúde Multidisciplinar

Latindex: https://latindex.org/latindex/

Google Scholar: https://scholar.google.com.br/citations?user=FKZwZtkAAAAJ&hl=pt-BR&authuser=5

Toda divulgação está sob licença do tipo CC-BY do Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/

 

Apoiadores

Centro de Ensino Superior Morgana Potrich

 

________________________________

Escopo e informações gerais

A temática da Revista Saúde Multidisciplinar (RSM) é um periódico científico constituído por diferentes matrizes as quais se refletem nas distintas abordagens de compreensão e intervenção na área da saúde humana, com objetivo de contribuir com a disseminação do conhecimento.

Os artigos são publicados em fluxo contínuo e todos são de acesso livre e gratuito em http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar/index. Os artigos publicados pela RSM estão sob licença Creative Commons do tipo BY-CC e é permitida a cópia, adaptação, a remixagem e a redistribuição do material em qualquer formato e por qualquer meio, indicando claramente eventuais mudanças realizadas. Sempre devem ser dados os créditos apropriados de autoria e publicação, além de apresentado o link para a licença. Ao publicarem seu artigo na RSM, os autores transferem os direitos autorais à revista e concedem a ela o direito de primeira publicação.

A primeira edição da Revista Saúde Multidisciplinar foi publicada em 2013, mantendo desde então contínua e regular divulgação de artigos originais com elevado mérito científico. Os manuscritos podem ser submetidos em português, inglês ou espanhol.

 

Políticas da Revista Saúde Multidisciplinar

Tipos de manuscritos aceitos

A RSM recebe manuscritos nas seguintes categorias:

  • Artigos originais: com resultados inéditos de pesquisas (máximo de 3.500 palavras). Os artigos devem contar com as seções Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão.

A Introdução deve apresentar o contexto e sua justificativa; os Métodos devem conter os procedimentos adotados, público participante (número do CAAE se for o caso), medidas realizadas, desafios e soluções; os Resultados devem contemplar os principais achados gerais do estudo; e a Discussão deve apresentar as suas implicações, como o artigo se situa diante das demais pesquisas e incluir suas fortalezas e limitações;

  • Artigos de revisão sistemática e metanálise ou de revisões integrativas (máximo de 4.000 palavras). Os artigos devem contar com as seções Introdução, Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão. Não será aceito revisão narrativa.

Espera-se que os artigos de revisão sejam de autoria de pessoas com reconhecida experiência na área de estudo, a fim de garantir que a revisão crítica da literatura esteja instrumentalizada pela experiência real na questão formulada. Qualquer outro tipo de texto de revisão somente será publicado a convite dos editores.

  • Relato de Caso Clínico: Artigos de Relato de Caso Clínico são altamente informativos, incomum e que tenha pouca descrição na literatura, além de relatos que incluam formas inovadoras de diagnóstico e/ou tratamento. Deve conter Introdução, Relato de Caso Clínico, Discussão, Conclusão e Referências.

Os autores devem enfatizar os aspectos inovadores ou inusitados do caso, que o diferenciam de alguma forma e justificam sua publicação, como:

  1. Apresentação clínica incomum de uma doença comum que tenha dificultado o seu diagnóstico;
  2. Doença rara na qual o diagnóstico diferencial deve ser apresentado;
  3. Doença comum de tratamento ainda não consolidado.
  • Comunicações breves: relatos curtos dos resultados de pesquisa original. Em geral são análises mais enxutas e com breve discussão dos resultados (resumo e abstract devem estar no formato narrativo com até 120 palavras; o artigo deve ter até 1.000 palavras e contar com as seções Introdução, Métodos, Resultados e Discussão; até duas tabelas/figuras podem ser apresentadas ocupando até três páginas somadas; as referências apresentadas são limitadas a seis);

A Introdução deve apresentar o contexto e sua justificativa; os Métodos devem conter os procedimentos adotados, público participante (número do CAAE se for o caso), medidas realizadas, desafios e soluções; os Resultados devem contemplar os principais achados gerais do estudo; e a Discussão deve apresentar as suas implicações, como o artigo se situa diante das demais pesquisas e incluir suas fortalezas e limitações;

  • Cartas ao Editor: comentários de leitores sobre trabalhos publicados na Revista Saúde Multidisciplinar (de 500 a 700 palavras).

A contagem das palavras contempla Introdução, Métodos, Resultados, Discussão e Conclusão (folha de rosto, resumo, abstract, referências, tabelas e figuras não são incluídas nessa contagem).

Os manuscritos apresentados devem destinar-se exclusivamente à Revista Saúde Multidisciplinar, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. As informações e os conceitos presentes nos artigos, bem como a veracidade dos conteúdos das pesquisas, são de inteira responsabilidade do (s) autor (es). 

Apresentação dos manuscritos

            Os manuscritos são aceitos em português, espanhol ou inglês. Os artigos em português e espanhol devem ser acompanhados do resumo no idioma original do texto, além de abstract em inglês. Os artigos em inglês devem ser acompanhados do abstract no idioma original do artigo, além de resumo em português.

Os manuscritos devem ser apresentados obrigatoriamente com a seguinte estrutura, em dois arquivos:

Arquivo I - Folha de rosto

A folha de rosto deve conter:

  • título do manuscrito em português e inglês (máximo de 25 palavras cada título);
  • dados dos autores (nomes completos, e-mails, números ORCID, entidades institucionais de vínculo profissional com cidades, estados e países — titulação e cargo não devem ser descritos);
  • indicação do autor para correspondência, com seu endereço completo e e-mail;
  • agradecimentos (máximo de 70 palavras). Podem ser mencionadas nos agradecimentos pessoas que colaboraram com o estudo, porém não preencheram os critérios de autoria, e/ou instituições que apoiaram a pesquisa com recursos financeiros, logísticos ou outros;
  • informação quanto à existência ou ausência de conflitos de interesses;
  • fonte de financiamento, informando se público ou privado; se não houver, mencionar que o estudo não contou com financiamento;
  • número de identificação/aprovação do CEP – Comitê de Ética em Pesquisa;

 

Arquivo II - Manuscrito

  • título do manuscrito em português e inglês (máximo de 25 palavras cada título);

Nas páginas que seguem, iniciando sempre em nova página, as seguintes seções devem ser apresentadas:

Resumo e abstract

Os resumos devem ter, no máximo, 250 palavras e devem ser apresentados na forma estruturada, contemplando as seções: Objetivo, Métodos, Resultados e Conclusões. As mesmas regras aplicam-se ao abstract.

Os autores deverão apresentar no mínimo quatro e no máximo seis palavras-chave no idioma em que o manuscrito foi apresentado e em inglês. Caso o idioma seja o inglês, as palavras-chave também devem ser enviadas em português. Esses descritores devem estar padronizados conforme os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS).

  • Introdução
  • Métodos
  • Resultados
  • Discussão
  • Conclusão
  • Referências

Nenhuma seção deve ser numerada. A listagem final deve seguir a ordem numérica do texto, ignorando a ordem alfabética dos autores.

Do tipo “Vancouver” Uniform Requirements for Manuscripts Submitted to Biomedical Journals: Writing and Editing for Biomedical Publication, ordenadas por ordem de entrada e numeradas. Na referência, citar até os quatro primeiros autores e os trabalhos que possuir mais de 4, acrescentar a expressão “et al”. Não inserir link, salvo referências em meio eletrônico e acrescentar a expressão “Disponível em: link de acesso / Acessado em: dia, mês e ano. Inserir o número do DOI, caso o artigo possua essa identificação.

Exemplos:

Artigo de periódico

Majumder J, Minko T. Recent Developments on Therapeutic and Diagnostic Approaches for COVID-19. AAPS J. 2021 Jan 5;23(1):14. doi: 10.1208/s12248-020-00532-2.

Ceban F, Ling S, Lui LMW, Lee Y, Gill H, Teopiz KM, et al. Fatigue and cognitive impairment in Post-COVID-19 Syndrome: A systematic review and meta-analysis. Brain Behav Immun. 2022 Mar;101:93-135. doi: 10.1016/j.bbi.2021.12.020. Epub 2021 Dec 29.

Wimmers F, Donato M, Kuo A, Ashuach T, Gupta S, Li C, Dvorak M, Foecke MH, Chang SE, Hagan T, De Jong SE, Maecker HT, van der Most R, Cheung P, Cortese M, Bosinger SE, Davis M, Rouphael N, Subramaniam S, Yosef N, Utz PJ, Khatri P, Pulendran B. The single-cell epigenomic and transcriptional landscape of immunity to influenza vaccination. Cell. 2021 Jul 22;184(15):3915-3935.e21. doi: 10.1016/j.cell.2021.05.039. Epub 2021 Jun 25.

Vieira LS, Gomes AP, Bierhals IO, Farías-Antunez S, Ribeiro CG, Miranda VIA, et al. Quedas em idosos no Sul do Brasil: prevalência e determinantes. Rev Saúde Pública 2018; 52: 22. Doi: 10.11606/s518-8787.2018052000103

 

Capítulo de livro

Laurenti R. Medida das doenças. In: Forattini OP, ed. Ecologia, epidemiologia e sociedade. São Paulo: Artes Médicas; 1992. p. 369-98.

Dissertação

Terlan RJ. Prevalência de não realização de citopatológico de colo de útero entre gestantes no município de Rio Grande, RS [dissertação de mestrado]. Rio Grande: Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Rio Grande (FURG); 2015.

 

Tese

Barros S. Efeito da respiração lenta na pressão arterial e na função autonômica em hipertensos [tese de doutorado]. São Paulo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); 2017.

 

Anais de eventos científicos

Spirandelli APB, Nascimento ACW, Gomide EMZ, Carrijo MP, Gonçalves ES, Araújo WAF. Diagnosis challenges of gorlin-goltz syndrome. In: Anais da XIV Mostra Científica da FAMP; 2023 jul 170-171; Mineiros, Brasil. Mineiros: FAMP; 2023. Disponível em: http://revistas.famp.edu.br/anaiscientificosfamp/article/view/731/359

 

Documentos eletrônicos

Brasil. Indicadores e dados básicos: IDB Brasil [Internet]. 2010 [acessado em 7 mar. 2019]. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/idb2010/matriz.htm#mort

 

Figuras e tabelas

As tabelas e figuras (gráficos, mapas e desenhos) deverão ser inseridas no decorrer do manuscrito, conforme mencionado no texto. As ilustrações podem ter, no máximo, 15 cm de largura na orientação retrato e 24 cm de largura na orientação paisagem e ser apresentadas dentro da margem solicitada. Devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço entrelinhas simples. São aceitas figuras coloridas. As fotos devem ser fornecidas em alta resolução; os gráficos, em formato editável; e as tabelas, equações, quadros e fluxogramas devem ser enviados sempre em arquivo editável (MS Word ou MS Excel), nunca em imagem.

 

Outras orientações

Todo o conteúdo do artigo (folha de rosto, resumo, abstract, introdução, método, resultados, discussão, referências bibliográficas) deve ser apresentado em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaço entrelinhas duplo. Não utilizar quebras de linha. Não utilizar hifenizações manuais forçadas.

O arquivo final completo (folha de rosto, seções, referências e ilustrações) deve ser submetido somente no formato DOC (Microsoft Word).

Quando abreviaturas forem citadas pela primeira vez no texto, devem ser acompanhadas pelo termo por extenso. Não devem ser utilizadas abreviaturas no título e no resumo.         

 

Recomendações

Recomenda-se aos autores, sempre que pertinente, a leitura e a observância dos guias de redação científica. Para ensaios clínicos, recomenda-se o CONSORT (http://www.consort-statement.org/), para estudos observacionais o STROBE (http://www.strobe-statement.org) e para revisões sistemáticas o PRISMA (http://www.prisma-statement.org). Sugere-se o portal da Rede EQUATOR (Enhancing the QUAlity and Transparency Of health Research) para acesso a outros guias e para orientações adicionais que visam garantir qualidade e transparência nas pesquisas em saúde (https://www.equator-network.org).

 

Taxa de processamento de artigo

A partir de 2024, a Revista Saúde Multidisciplinar integra uma taxa de editoração que deverá ser paga pelos autores. O valor é de R$200 reais para comunicações breves e R$250,00 para todos os demais tipos de artigo.

A taxa é paga apenas após a aprovação do manuscrito e os autores devem aguardar comunicação da secretaria executiva da revista com instruções para o pagamento. Nota fiscal e demais documentos comprobatórios são fornecidos pela revista para apresentação a instituições de ensino, pesquisa, agências de fomento e outras.

 

Formas de contato

Endereço físico: Avenida 3, Q07, Lts 15 a 19, Setor Mundinho 75832-009 - Mineiros - GO – Brasil.

Telefone: +55 64 3661-2655

Website: http://revistas.famp.edu.br/revistasaudemultidisciplinar

Endereço eletrônico: revistasaude@fampfaculdade.com.br